EPI

ORDENAR POR:

Os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais. Por isso, devem ser escolhidos de acordo com diversos fatores, já que estão disponíveis em diferentes modelos, tamanhos, formatos e funções, conforme o usuário e o trabalho a ser realizado.


Por que comprar EPI?

Assim como outras ferramentas, o uso adequado de EPIs evita acidentes e danos à saúde. Por isso, devem ser utilizados de acordo com o risco a que o indivíduo está exposto, seja ele um trabalhador, em frigoríficos, cozinhas industriais, hospitais, serralherias, madeireiras, obras, laboratórios e campos, para os agricultores, ou até mesmo um cidadão, que necessita de uma proteção extra, especialmente em tempos de pandemia.

Além da segurança, o EPI também oferece mais conforto na realização de tarefas. Os cintos de segurança, por exemplo, voltados para o trabalho em alturas, podem apresentar ajuste ergonômico.

Por proporcionar melhores condições de trabalho, um dos focos principais destes equipamentos é manter a saúde e o bem-estar dos funcionários. Mas vale destacar que, conforme a atividade desempenhada, seu uso é obrigatório.

A Norma Regulamentadora número 6 aborda exatamente a relação entre trabalhador, empregador e EPI, indicando informações fundamentais sobre o uso destes equipamentos.

Também é importante ressaltar que, com o uso de equipamentos de proteção adequados, há maior eficiência e atenção no trabalho, e isso influencia diretamente na produtividade.


Tipos de Equipamentos de Proteção Individual

Para garantir o máximo de segurança, há diversos tipos de EPIs. Dentre os mais procurados, estão as máscaras de proteção, disponíveis em modelos diferentes, de acordo com características e funcionalidades.


Máscaras de Proteção e Respiradores

As Peças Faciais Filtrantes (PFF), por exemplo, são classificadas conforme o nível de proteção. As máscaras PFF1 interceptam poeiras grossas e são indicadas para trabalho em serralheria e marmoraria. Já as máscaras PFF2 oferecem proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas, enquanto a máscara PFF3 garante proteção contra partículas tóxicas finíssimas.

As máscaras descartáveis são indicadas para filtrar baixas concentrações de gases e vapores orgânicos e muito usadas em clínicas de estética e na gastronomia. Para profissionais de soldagem, a máscara de solda é fundamental e protege contra raios ultravioleta e infravermelho.

Já as máscaras de tecido são um equipamento importante para evitar a transmissão de vírus e doenças, já que bloqueia as gotículas expelidas por quem as utiliza.

Para evitar inalação de gases tóxicos e vapores e garantir segurança em ambientes com baixa presença de oxigênio, os respiradores são ideais.

Outra alternativa são os protetores faciais (face shield), que protegem contra impactos e respingos químicos e são indicados para o trabalho em madeireiras e hospitais.


Óculos de proteção

Os óculos de proteção são outro tipo de EPI que, por sua vez, trazem segurança para os olhos e protegem a vista de detritos e raios UVA e UVB. Esse item deve ser escolhido conforme a cor.

Em ambientes claros, opte pelos óculos com lentes incolores e, em ambientes externos, invista nas lentes cinzas. Os óculos amarelos são ideias para ambientes com pouca luz, enquanto os óculos vermelhos são indicados para ambientes com presença de lazer ou muita luz e os óculos verdes são utilizados para soldagem.


Luvas de proteção

As luvas de proteção também são escolhidas conforme o tipo de ambiente. Para locais úmidos, estão disponíveis luvas descartáveis, luvas para limpeza residencial e luvas para limpeza pesada (proteção química/tratamento de água e esgoto).

Para áreas secas, vale investir em luvas anticorte, para corte de madeira, por exemplo, luva para manutenção, que pode ser de proteção leve, média ou pesada, luvas com resistência térmica, interessantes para proteção contra variação de temperatura, e luvas para solda, que têm alta resistência e conforto térmico.


EPIs para Proteção do Corpo

Para a proteção do corpo, capas de chuva são uma boa pedida para quem trabalha ao ar livre. Já os coletes, em especial os refletivos, auxiliam a localizar os profissionais à distância ou à noite.

Mas também é possível investir em uniformes, que ajudam na identificação e protegem os trabalhadores, ou aventais, principalmente para profissionais de gastronomia, saúde e que trabalham com soldagem ou manuseio de produtos químicos, já que são impermeáveis e evitam o contato da roupa com esses tipos de produtos.

Outra categoria de proteção é a dos cintos de segurança ou talabartes, que são voltados para trabalhadores expostos à altura e permitem liberdade de movimentos e segurança. Joelheiras, mangotes e perneiras também são acessórios interessantes para trabalhos que precisam da proteção dessas regiões do corpo.

Protetores solares, cremes e repelentes são interessantes para proteção da pele, tanto no caso de exposição ao sol, quanto para atividades em locais rurais.


Calçados e Botas de Segurança

Para a proteção dos pés, há os calçados e botas de segurança, tais como a bota de segurança, um EPI que evita acidentes com objetos cortantes e pesados ou chão escorregadio. A bota impermeável, por sua vez, é primordial em ambientes úmidos.

Já o sapato de segurança é indicado para profissionais de limpeza ou saúde e há ainda os calçados ocupacionais, que protegem contra produtos químicos e evitam queimaduras e contaminação.


Capacetes de proteção

Quanto aos capacetes de proteção, são acessórios comuns em canteiros de obras e fábricas e a escolha da cor é feita de acordo com a ocupação. Capacetes vermelhos são para carpinteiros, laranjas são para eletricistas, amarelos são para visitantes e os verdes são para serventes ou operários.

Na construção civil, o capacete para pedreiro é azul, o equipamento em preto é indicado para operadores de máquinas e técnicos em segurança do trabalho e, por fim, o capacete cinza e branco é utilizado pelo engenheiro ou mestre de obras.

Em muitas ocupações, a proteção para os ouvidos também é primordial, já que a exposição a níveis de ruído de 85 decibéis durante 8 horas por dia, por exemplo, pode causar perdas irreversíveis à audição.


EPIs de proteção para os Ouvidos

Os protetores auriculares funcionam por inserção, colocados dentro dos ouvidos, e garantem segurança, assim como o abafador de ruídos, que, por sua vez, tem um formato diferente, parecido com um fone de ouvido padrão.


Encontre os EPIs ideais para você e para seus funcionários na Casa da Ferramenta! Garanta a segurança e o bem-estar de todos e aproveite nossas ofertas!

Deixe seu email e fique por dentro de novidades do blog, promoções e dicas exclusivas